Rússia volta a ameaçar países ocidentais caso transfiram aeronaves F-16 para a Ucrânia

Publicado por: Editor Feed News
20/05/2023 07:43 PM
Exibições: 56
Cortesia Editorial Pixabay
Cortesia Editorial Pixabay

O Kremlin mais uma vez ameaçou o mundo civilizado, dizendo que os países ocidentais correm um risco muito grande se ousarem fornecer caças F-16 à Ucrânia.

 

O anúncio foi feito pelo vice-ministro das Relações Exteriores do país agressor, Oleksandr Hrushko, segundo a mídia de propaganda russa.

 

“Vemos que os países ocidentais ainda seguem o cenário de escalada. Isso envolve riscos colossais para eles", acredita Hrushko, comentando sobre o possível fornecimento de caças modernos para a Ucrânia.

 

Ao mesmo tempo, segundo ele, a Rússia levará em conta a provável transferência de caças F-16 "em todos os planos".

"De qualquer forma, isso será levado em consideração em todos os nossos planos e temos todos os meios necessários para atingir a meta", garantiu o representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

 

Como é sabido, em 19 de maio, o presidente Joe Biden informou aos líderes do G7 que os Estados Unidos apoiarão esforços internacionais conjuntos para treinar pilotos ucranianos em caças modernos , incluindo o F-16. Mais tarde, os EUA nomearam a condição para a transferência de aeronaves F-16 para a Ucrânia .

 

No mesmo dia, 19 de maio, os líderes dos "Big Seven" adotaram uma declaração conjunta sobre a guerra na Ucrânia em uma cúpula em Hiroshima, no Japão. O grupo G7 prometeu continuar o apoio militar e de outros tipos à Ucrânia  "tanto quanto necessário".

 

Deve-se notar que anteriormente o ministro da Defesa da Grã-Bretanha, Ben Wallace, expressou sua crença de que  a questão de fornecer caças F-16 à Ucrânia depende apenas da decisão dos Estados Unidos .

 

Em vez disso, o presidente polonês Andrzej Duda disse no dia anterior que  a Polônia tem muito poucos caças F-16 para falar em transferi-los para a Ucrânia , mas Varsóvia apóia o treinamento de pilotos ucranianos.

 

Recorde-se que a Bélgica declarou estar disposta  a realizar treinos para pilotos ucranianos em caças americanos F-16 , mas o país não tem condições de fornecer estes aviões à Ucrânia. Mais cedo, o presidente francês Emmanuel Macron  anunciou a prontidão da França para treinar pilotos ucranianos .

 

Além disso, no verão de 2023, a Grã-Bretanha  iniciará o estágio inicial de treinamento de pilotos ucranianos em caças F16 . Ao mesmo tempo, o país está trabalhando com parceiros para fornecer esses aviões de combate à Ucrânia.

 

Com informações da Agência Ucraniana PRM

 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados