Viver com diabetes: quais exercícios físicos os médicos recomendam

Publicado por: Editor Feed News
22/03/2023 03:58 PM
Exibições: 117
Cortesia Editorial Pixabay/iStock
Cortesia Editorial Pixabay/iStock

Os exercícios físicos fazem parte do correto tratamento complexo do diabetes. Os esportes têm um efeito positivo na sensibilidade à insulina e melhoram o humor.

 

A expectativa de vida com diabetes é assegurada pelo exercício regular. A atividade física ajuda a manter o peso corporal correto, tem efeito positivo na normalização do perfil lipídico, nível glicêmico, sensibilidade dos tecidos à insulina e também melhora o trabalho do sistema cardiovascular. O exercício é uma ótima maneira de melhorar o seu humor, que muitas vezes piora com o diabetes. Saiba conta como praticar esportes corretamente com diabetes.

 

Atividade física em caso de diabetes


Para entender os benefícios do exercício regular e planejar seus treinos adequadamente, é importante primeiro entender os mecanismos responsáveis ​​pela regulação dos níveis de glicose no sangue.

 

Portanto, nossos músculos, contraindo ou alongando sob várias cargas, usam carboidratos e gorduras. No caso de exercícios curtos, quando sua duração não ultrapassa 15 minutos, a glicose é liberada no sangue devido à quebra do glicogênio armazenado nos músculos. É a queima de glicose que fornece a energia necessária para o trabalho muscular. Quando paramos de nos exercitar, o excesso de glicose é convertido em uma forma de reserva, ou seja, glicogênio. No entanto, se a atividade física durar mais de 15 minutos, a glicose começa a fluir do fígado. Durante o esforço físico prolongado por mais de 30 minutos, o corpo começa a queimar gordura (primeiro se acumula nos músculos e depois no tecido adiposo). Cada interrupção ou fim de atividade física prolongada exige que nosso corpo reponha as reservas de glicogênio gastas nos músculos e no fígado, bem como gorduras gastas. Este processo é possível graças à auto-secretação de insulina em pessoas saudáveis, bem como em pessoas com diabetes tipo 2 ou injetadas em pacientes com diabetes tipo 1.

 

Durante as aulas regulares, é muito importante prevenir o desenvolvimento de hipoglicemia, portanto, em relação aos exercícios de longa duração, você precisa conversar com seu médico e também ter um glicosímetro.

 

Por que os esportes são úteis para o diabetes


A atividade física regular em ritmo moderado tem um efeito benéfico para todos, tanto para pessoas saudáveis ​​quanto para pessoas com diabetes. É claro que o esporte não deve ser considerado uma panaceia, mas a atividade física adequada é um fator importante no tratamento e prevenção de muitas doenças, inclusive o diabetes. Está provado que fazer exercícios físicos pelo menos uma vez por semana reduz significativamente o risco de desenvolver diabetes tipo 2. E um aumento no gasto de energia durante o exercício em 500 kcal (por exemplo, uma corrida de 40 minutos ou uma caminhada de 1,5 horas) leva a uma diminuição de 6% na probabilidade de desenvolver diabetes não insulinodependente.

 

Além disso, o esporte permite manter o peso corporal normal ou mesmo reduzi-lo, o que é de grande importância na prevenção do desenvolvimento do diabetes, principalmente do segundo tipo.

 

Sim, a atividade física regular reduz a resistência à insulina dos tecidos, portanto, as células do nosso corpo ficam mais suscetíveis à insulina. Isso tem um efeito positivo na redução do nível de glicose no sangue e permite reduzir as doses de medicamentos para baixar o açúcar ou o número de unidades de insulina administradas durante o tratamento do diabetes .

 

O efeito dos exercícios físicos no corpo de uma pessoa que sofre de diabetes tipo II:

 

Uma redução significativa no risco de açúcar no sangue perigosamente baixo em comparação com diabetes tipo 1;


Melhora da circulação sanguínea;


Diminuição do peso corporal; prevenção da obesidade;


Normalização do nível de glicose no sangue;


Aumentando a eficiência do sistema respiratório.


Os exercícios mais seguros para pessoas com diabetes são aqueles de intensidade moderada, como corrida, natação, ciclismo e caminhada nórdica. Com diabetes, quaisquer exercícios de força são excluídos.

 

Em quais casos esporte e diabetes são incompatíveis: contra-indicações


É necessário adiar esportes quando o nível de glicose no sangue antes de uma refeição é superior a 7,77 mmol/l e após uma refeição - 12,2 mmol/l com glicosúria concomitante (isto é, determinação de glicose na urina) de mais de 30,0 g ou com a presença de acetona. Além disso, a atividade física não é recomendada se o nível de açúcar no sangue for inferior a 6 mmol/l.



Antes de iniciar a atividade física regular, você deve corrigir sua saúde com a ajuda de uma dieta devidamente recomendada e terapia com insulina. Também é importante checar doenças concomitantes nas quais o esporte pode ser contra-indicado.

 

Quais exercícios para começar com diabetes


Antes de se inscrever nas primeiras aulas de fitness ou num ginásio, avalie realmente as suas capacidades e condição. O exercício para diabéticos que não se exercitaram anteriormente será diferente em intensidade do exercício para indivíduos mais ativos. Que exercícios escolher para diabéticos "iniciantes"? Se a sua atividade física se limitou à educação física na escola, comece com caminhada, natação na piscina ou andar de bicicleta. Não se esqueça que a intensidade das atividades esportivas aumenta gradativamente. O melhor é apostar em aulas contínuas moderadas com duração de 30-40 minutos. Os diabéticos não devem experimentar esportes radicais e exercícios de força, porque o gasto energético associado é muito grande, o que, por sua vez, pode levar a uma hipoglicemia rápida.

 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados