Russos "preocupados" com o possível uso de uma "bomba suja" ucraniana

Publicado por: Editor Feed News
22/10/2022 02:13 PM
Exibições: 31
Divulgação
Divulgação

O Ministério da Defesa russo disse que o ministro da Defesa russo Sergei Shoigu e seu colega francês Sebastian Lecornu discutiram a situação na Ucrânia.

 

Ao mesmo tempo, o ministro russo acusou Kyiv do possível uso de uma "bomba suja" - esse é o nome de uma arma que combina material radioativo com explosivos convencionais.

 

"Shoigu expressou a seu colega francês sua preocupação com possíveis provocações da Ucrânia com o uso de uma 'bomba suja'", disse Shoigu, segundo a assessoria de imprensa do ministério.

 

O lado francês ainda não informou sobre esta conversa. O lado ucraniano ainda não respondeu a esta declaração de Shoigu.

 

Anteriormente, o presidente russo Vladimir Putin e sua comitiva mais próxima ameaçaram repetidamente usar "todos os meios disponíveis" para proteger a "soberania e integridade da Federação Russa". A última vez que o presidente russo enfatizou isso foi durante o anúncio da mobilização parcial na Federação Russa.

 

Os líderes ocidentais condenaram tais ameaças. Ao mesmo tempo, de acordo com a porta-voz da Casa Branca Karin Jean-Pierre, os Estados Unidos não têm informações que confirmem relatos da mídia de que a Rússia está se preparando para usar armas nucleares táticas no campo de batalha na Ucrânia ou perto dela.

 

Mais cedo, o presidente dos EUA, Joe Biden, alertou Putin sobre as sérias consequências no caso de uso de armas nucleares ou químicas pela Rússia.

 

Segundo especialistas, na época do colapso da URSS, a Ucrânia tinha o terceiro maior arsenal nuclear do mundo em seu território, mas desistiu das armas nucleares e perdeu seu status nuclear em 1996.

 

Com informações da Radiosvoboda

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags:

Mais vídeos relacionados